sexta-feira, 28 de novembro de 2014

PENSAMENTO DO DIA





" Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.
Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente
e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção.
Encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos .."

 PAULO FREIRE

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

HISTÓRICO DA ESCOLA



INSTITUTO ESTADUAL ROMAGUERA CORRÊA



                      O Instituto Estadual Romaguera Corrêa foi a primeira (1ª Escola Pública de Uruguaiana,fundada em  03 de Julho de 1892, fruto do trabalho da Baronesa de Ijuí ,Sr ª Simeana Portugal de Menezes , que angariou fundos com a comunidade e mandou construí-la ao lado da Prefeitura Municipal .

                      Em 1903 , passou a chasmar-se Escola Central Romaguera Corrêa em homenagem ao médico e ex-prefeito de Uruguaiana que tanto se dedicou ao ensino neste Municipio .
                      Em 1926 foi oficializada como Escola Pública .Em 1971 é conmstruido novo prédio ,à Rua 13 de Maio onde , desde 1972,passou a funcionar .
                      Em 1997, passou a funcionar também como Escola de Ensino Médio com três (03) turmas no turno da noite e ,em 1998, o Ensino Médio amplia-se com turmas no diurno.
                     Neste ano de 2013, após 122 anos de efetiva atuação na educação de crianças ,jovens e adolescentes ,nossa Escola conta com uma equipe de 77 professores ,15 funcionários ,720 alunos no Ensino Fundamental ,512 alunos no Ensino Médio ,totalizando 1.367 alunos ,com 41 turmas em funcionamento na Escola na Escola nos três turnos .
                       A escola tem como Diretora Diocleima Pereira Soto , Vice-Diretores : Alfonsina Guedes de Moura ,Dóris Soares de Carvalho e José Heitor Godoy Mendes ; Supervisoras: Loraine Guedes  Marengo ,Mariele de Cristo Rios e Djiovâni Echeverria dos Santos ; Orientadoras Educacionais : Eva Regina Sigaran Carrazoni e Regina ;Presidente do Conselho Escolar : Noemi Santos da Silva ;Presidente do Círculo de Pais e Mestres : Mário Mena Barreto Carvalho Filho , além dos serviços de Secretária , Biblioteca ,Assistência Financeira , Laboratório de Ciências ,Brinquedoteca ,dentre outros.

                     Desenvolve uma ação administrativo-pedagógica e financeira visando à melhoria e o aprimoramento da qualidade do ensino ,com ênfase na valorização da ética ,da moral ,do respeito ,da liberdade consciente ,visando a formação de cidadãos aptos a interagir no contexto social .
                    Possui um Projeto Politico - Pedagógico  e o Regimento Escolar elaborados com a participação efetiva de sua comunidade Escolar ,estimulando e favorecendo o desenvolvimento de uma Ação didática-pedagógica e administrativa adequadas às exigências da sociedade atual,procurando formar o ideal de homem .